Visitação:
Quarta e domingo, das 9:00 às 12:00
Cemitério Israelita Água Verde
Os primeiros passos para a fundação de um Cemitério Israelita no Paraná foram dados em 1922. Por iniciativa do recém-chegado senhor Scholem Paciornik, convocou Salomão Guelman, naquela época Presidente do Centro Israelita do Paraná, uma assembleia geral, na qual foi angariado um fundo e nomeada uma comissão, a cujo cargo ficou a aquisição de um terreno adequado para um Campo Santo. Adquirido o terreno, verificaram-se obstáculos por parte da Prefeitura. O prefeito daquele tempo recusou-se a conceder o alvará, alegando ser o cemitério municipal franqueado para todos, podendo cada qual celebrar a cerimônia fúnebre, segundo os ritos de sua religião.
Finalmente, Salomão Guelman conseguiu, por intermédio do arcebispo, o consentimento da Prefeitura, e o Comitê Provisório convocou, em 24 de janeiro de 1926, nova assembleia, em que foi definitivamente fundada a Sociedade Cemitério Israelita e eleita unanimemente a seguinte diretoria: Salomão Guelman – presidente; Julio Ztolzenberg – vice-presidente; Frederico Guelbert – tesoureiro; Nathan Paciornik, Henrique Wahrgaftig, Frederico Flacks e Refuel Paciornik – vogais. O primeiro ato da diretoria consistiu em trasladar os restos mortais de duas pessoas, Amália Klang, (seu esposo Adolfo Klang deu a maior contribuição para a organização da sociedade) e Rosinha Guelman, da necrópole municipal para o Cemitério Judaico.
Em 1933, foi nomeada uma Comissão Religiosa, a cujo cargo ficou a observância dos ritos e assistência moral aos doentes.
*Com informações do Léxico de 1953.
© Onedex. All rights reserved.