Sinagoga


Informações


Cel Agostinho Macedo,Bom Retiro, 248

80.520-000


(41)3024-7575

 

 

A Sinagoga Beit Yaacov foi inaugurada no dia 25 de setembro de 2011 – 26 de Elul de 5771, dentro do complexo do Centro Israelita do Paraná, no Bom Retiro, em Curitiba (PR). 

Foi construída num tempo recorde de sete meses, a tempo de poder ser utilizada nas Grandes Festas (Rosh Hashaná e Iom Kipur) de 5772. A doação foi de Miguel Krigsner e família e o complexo ainda inclui uma mikve, sala do rabino, salão de festas além de estacionamento coberto, mais a sala de estudos que levou o nome de Joel Bergman. E o espaço anexo do Museu do Holocausto de Curitiba, o primeiro do Brasil. 

O projeto arquitetônico é de Manoel Doria e o engenheiro responsável foi Jaime Ingberrman. A mikve foi projetada pelo arquiteto Salomão Figlarsz. O Aron Hakodesh, a Arca onde se guardam os Rolos da Torá foi produzida pelo Artist Studio, de Avraham Fried, em Kiryat Gat, Israel e os bancos e o mobiliário fabricados pelo Kibutz Lavi, próximo a Tiberíades. Chamam a atenção os detalhes como as pedras do revestimento, que vieram especialmente de Jerusalém. 

SINAGOGA BEIT YAAKOV - RELACUS

A sinagoga tem 600 lugares e é palco de inúmeras cerimônias religiosas, sociais e culturais.

No período de construção, foi utilizada temporariamente uma sala do Centro Israelita do Paraná para as rezas. 

Antes disso, a comunidade se reunia na Sinagoga Francisco Frischmann, imagens abaixo. Construída em meados de 1950 pela família Frischmann, onde existia o Centro Mosaico do Paraná.

O Centro Mosaico era um espaço múltiplo, em que se concentravam as atividades sociais, culturais e religiosas da comunidade. As cerimônias religiosas foram mantidas no local, enquanto as ações sociais e culturais foram transferidas para o CIP, no Centro Cívico.

 

Resultado de imagem para sinagoga francisco frischmann  

 Sinagoga Francisco Frischmann - créditos Gazeta do Povo

Notícias


Novo Sefer Torá é recebido com alegria

 

Novo Sefer Torá

 

Em 19 de março de 2023, nossa comunidade teve a chance de participar da grande festa de ingresso da nova Torá - Hachnasat Sefer Tora. O evento começou na Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann, onde os presentes tiveram a oportunidade de ajudar o sofer Sebastian Grimberg a escrever as últimas palavras. Em seguida, com música e alegria, percorremos o novo corredor, chegando então à Sinagoga Beit Yaacov para terminar a escrita e dançar, finalizando com a minchá e um delicioso kidush. O sefer Torá foi uma doação da família de Roni Mauer em homenagem a Sara Goldstein z”l.

 

 “Em Simchat Torá de 2018 eu buscava uma forma de homenagear a minha vó e surgiu a ideia de uma nova Torá, envolvendo toda a Kehilá. Uma forma de presentear a comunidade e agradecer por ter abraçado muitos refugiados. A frase Le dor vador representa muito isso. O judaísmo é feito de ações e a resiliência do povo judeu é tão forte por isso. A escrita passou pela escola, por pessoas que não estão mais conosco e que ajudaram a começar a escrever e hoje estamos concluindo com a entrega”, afirmou Roni.

              

 O diretor Religioso da Kehilá, Charles London, agradeceu a mitzvá: “Esse sefer vai nos acompanhar por muitos anos. Vamos cuidar dele para que perdure. Além disso, é mais leve e moderno e facilitará nosso dia a dia, cumprindo com as atividades da sinagoga. Muito obrigada à família Mauer. É um gesto extremamente generoso e a nossa comunidade agradece e reconhece de coração”.

O rabino Pablo Berman afirmou que a entrada de um novo Sefer Torá em uma comunidade é sempre uma alegria difícil de explicar. “Representa muitas coisas boas: Continuidade, educação judaica, santidade e muito mais. Particularmente, esse novo livro da Torá visitou muitas famílias da Kehilá em seus lares, tendo assim a oportunidade de escrever uma letra dessa Torá que agora está no nosso Aron Hakodesh. Todos somos parte desse sefer”, declarou.

 

© Onedex. All rights reserved.